Maragogi (AL)

Praia de MaragogiInicialmente, a cidade era um povoado chamado Gamela e, posteriormente, recebeu o nome de Maragogi. Essa vila, inaugurada em 1887, fica entre a cidade Maceió e a cidade do Recife e possui um mar transparente e muitos recifes para atrair visitantes. São várias piscinas naturais (chamadas de Galés) que contêm diversos peixes e atraem turistas que chegam ao local através dos barcos. Com uma visita mais criteriosa pelas praias da região, o turista pode conhecer as vilas de pescadores para entender e conhecer um pouco da rotina local. Um dos alimentos mais consumidos pelos visitantes de Maragogi é o bolinho de goma, um sequilho feito com mandioca e leite de coco.

Porto Seguro (BA)

A cidade localizada na costa brasileira é conhecida como a Costa do Descobrimento. Nessa região que os portugueses aportaram seus navios, no dia 21 de abril de 1500. Isso, depois do avistamento do Monte Pascoal. No entanto, a Coroa portuguesa enviou expedições para Porto Seguro, que ficou repleta de lusitanos. Em 1516, dois padres franciscanos vieram e construíram a primeira igreja do Brasil (hoje, em ruínas) - a Igreja da Glória.

Porto Seguro era atacada constantemente pelos índios aimorés. De sorte que a capitania foi colonizada com ajuda dos jesuítas, trazidos por Tomé de Souza – primeiro governador-geral. A cidade não evoluía. Tal fato aconteceu apenas em XVIII, com auxílio do Marquês de Pombal, que inaugurou a nova forma de política; retirou os missionários e anexou a capitania à Coroa portuguesa.

Foi essa região que os portugueses avistaram ao chegar ao Brasil em 1500. As belezas naturais são um dos principais atrativos para os turistas que invadem a cidade durante a alta temporada. Porto Seguro é uma opção para quem deseja férias badaladas e também para os que apreciam um ambiente tranquilo.

A cidade possui um centro histórico atrativo e diversos recursos naturais. Por tudo isso, ela é considerada Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Natural da Humanidade. A região possui muitas praias e o visitante pode usufruir também das piscinas naturais. Para as pessoas interessadas em ecoturismo, existe o Parque Nacional de Monte Pascoal onde é possível verificar as plantas da região. O comércio é bem diversificado, oferecendo várias opções para todos; na chamada Passarela do Álcool, existem muitas lojas que vendem comidas típicas e artesanatos.

Pontos Turísticos de Porto Seguro

  • Cidade Histórica;
  • Praia de Taperapuã;
  • Recife de Fora;
  • Arraial d'Ajuda e Trancoso.

Construções Históricas de Porto Seguro

  • Marco do Descobrimento - um pequeno monumento criado para simbolizar a chegada à nova terra;
  • Matriz de Nossa Senhora da Pena -  foi construída no século XVIII. Essa igreja recebeu alguns elementos da primeira igreja do Brasil (Igreja da Glória), que estava em ruínas. A cidade de Porto Seguro foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1976.

Por guardar grande parte da história do Brasil e contar com belíssimas praias, Porto Seguro recebe uma grande quantidade de turistas brasileiros e estrangeiros. Confira preços de hotéis em Porto Seguro e não deixe de visitar esse paraíso que oferece história, cultura, diversão e belezas naturais.

Salvador (BA)

Praia em Salvador

Obviamente a primeira capital do Brasil é uma das principais cidades históricas do país. A Soterópolis, em grego, cidade do Salvador, recebeu habitantes europeus em 1510. O náufrago do navio francês, o qual, Diogo Álvares, o Caramuru, estava a bordo. No ano de 1534, criou-se a capela, em forma de agradecimento, Nossa Senhora da Graça.

Em 1536, o donatário Francisco Pereira Coutinho, fundou o Arraial do Pereira que, anos depois, chamou-se de Vila Velha. Depois da chegada de vários colonos portugueses e da defesa do território contra invasões holandesas, a Cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos se tornou a capital e sede da administração do Brasil Colônia até 1763.

A mistura de credos e a alegria do povo baiano são um dos principais motivos que atraem os turistas à cidade que foi a primeira capital do país. Além disso, as festas (carnaval, Senhor do Bonfim, dentre outras), ocorridas em Salvador, também são um motivo para o grande número de visitantes a cada ano. A cidade é dividida entre alta e baixa, sendo que na parte alta está localizado o seu principal bairro histórico, o Pelourinho (Patrimônio da Humanidade) e para ter acesso à cidade baixa, é necessário passar através de outro ponto turístico, o Elevador Lacerda.

Uma das edificações barrocas mais importantes do país fica na região, a igreja de São Francisco. As comidas típicas da região nordeste são uma atração à parte. As comidas típicas de Salvador são os acarajés, moquecas, vatapás e bobós, alimentos muito consumidos por moradores e pelos visitantes. As praias da região também são bastante visitadas.

Pontos Turísticos de Salvador

  1. O Pelourinho - bairro tombado pela Unesco, considerado por eles como Patrimônio Histórico da Humanidade, possui um acervo arquitetônico barroco riquíssimo. Antigo ponto estratégico de Dom João III, atualmente, é o centro cultural de Salvador.

  2. Convento de São Francisco;
  3. Igreja do Bonfim;
  4. Solar do Unhão;
  5. Elevador Lacerda.

Por sua grande beleza, festas e tradições culturais, a capital baiana recebe turistas do Brasil e do mundo no ano inteiro, principalmente no verão e no Carnaval.

Fortaleza (CE)

A capital do estado tornou-se independente em 1823 e se chamava Cidade de Fortaleza de Nova Bragança. Possui uma orla que atrai os visitantes à Avenida Beira Mar por meio das praias de Iracema, Meireles e Mucuripe; a praia do Futuro, uma das principais, também atrai diversos turistas. Rodeando Fortaleza, encontram-se as dunas, que proporcionam uma beleza única e ótimos passeios de bugues. Fortaleza é uma cidade que possui diversos locais para diversão e cultura, pois tem muitos teatros, bares e museus. As comidas típicas de Fortaleza são a tapioca, o baião-de-dois, a lagosta e a carne de sol.

Pontos Turísticos de Fortaleza

  • Teatro José de Alencar;
  • Centro de Artesanato do Ceará;
  • Mercado Central;
  • Praia do Futuro;
  • Museu da Cachaça;
  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

São Luís (MA)

Essa capital histórica era tomada pelos índios tupinambás, uma das diversas tribos de índios índios brasileiros. O Brasil foi dividido em capitanias hereditárias pela Coroa portuguesa, em 1535. O donatário da área que hoje pertence ao Maranhão, era João de Barros incumbido de colonizar a região. Em 1550, fundou-se a cidade de Nazaré, que foi abandonada.

No ano de 1612, os franceses vieram para o Brasil a fim de fundar a França Equinocial. Estavam sob o comando de Daniel La Touche, conhecido também como Senhor de La Ravardière. Então, construíram um forte no mesmo lugar da abandonada cidade de Nazaré. Os índios se tornaram grandes aliados dos franceses, que negociavam por meio de escambo.

As tropas lusitanas conseguiram expulsar os franceses das terras da colônia portuguesa. Mas deixaram o nome da cidade de São Luís, homenagem ao rei Luís XIII da França. Mesmo com a expulsão, em 1615, a capital do Maranhão herdou o nome do chefe de estado francês e continuou a ser chamada de São Luís, atual capital do Maranhão.

Possui um Centro Histórico bastante rico, com casarões e sobrados. A parte colonial da cidade foi tombada pela UNESCO e a região foi restaurada para o funcionamento de museus, bares e restaurantes na área. Festas como o bumba-meu-boi são um dos atrativos para os visitantes. Para os que desejam curtir uma parte mais moderna da cidade, deve atravessar a ponte José Sarney. Suas praias mais conhecidas são: Calhau, Olho D'Água e Araçagi. As comidas mais requisitadas em São Luís são o arroz de cuxá, a torta de camarão e o peixe frito.

Construções Históricas de São Luís

  • Palácio dos Leões - a antiga fortificação criada em 1612, homenagem ao rei Luis XIII, herança da estada dos franceses no Brasil;
  • Igreja da Sé Nossa Senhora da Vitória -  foi levantada em 1629. Uma forma de adoração à protetora dos portugueses no confronto contra os invasores e é feita no estilo neoclássico.
  • Convento das Mercês - feito pelo Padre Antônio Vieira, um dos grandes escritores brasileiros que compôs sermões e cartas. Atualmente é a Fundação da Memória Republicana, onde funcionava o Convento da Ordem dos Mercedários. Com a invasão dos holandeses, em 1643, a Igreja e o convento Nossa Senhora do Carmo, serviu de abrigo para os lusitanos em meio a essa guerra

Olinda (PE)

Não existe uma data específica para a fundação da cidade; porém, em 1537, ela já era considerada uma vila. Olinda é tombada pelo Patrimônio Cultural Mundial e fica a 7 km de Recife. Possui um belo centro histórico e durante o carnaval, atrai diversos visitantes que buscam diversão ao som do maracatu e do frevo; outro atrativo da festa são os bonecos gigantes de Olinda. A região é interessante para as pessoas que buscam igrejas barrocas históricas, ótimos restaurantes e bastante conteúdo histórico. Pontos Turísticos de Olinda:

  1. Mercado do Varadouro;
  2. Convento de São Francisco;
  3. Igreja e Mosteiro de São Bento.

Dunas de NatalNatal (RN)

O Rio Grande do Norte era uma das Capitanias Hereditárias nomeadas pelo Rei de Portugal em 1530 e sua capital foi fundada com a construção do Forte dos Reis Magos. A cidade de Natal é uma das mais visitadas do país devido a suas dunas, piscinas naturais, vilas de pescadores e o sol que dura praticamente o ano todo. Os turistas podem desfrutar das dunas de natal na praia de Genipabu e nas lagoas de Jacumã. O passeio, nesses locais, proporciona atividades como montar nos dromedários, aerobunda (tirolesa) e esquibunda (descida nas dunas em uma prancha). As comidas típicas da região são: tapioca, baião de dois, galinha cabidela e paçoca.

Pontos Turísticos de Natal - RN

  1. Farol de Mãe Luíza;
  2. Catedral Metropolitana de Natal;
  3. Museu de Arte Sacra;
  4. O maior cajueiro do mundo;
  5. Catedral Nova Cidade.