Praia em FlorianópolisFlorianópolis (SC)

A cidade teve como seus primeiros habitantes os índios que viviam de pesca e agricultura. Posteriormente, a região passou a receber o nome de Nossa Senhora do Desterro. Conhecida também como Floripa e 'Ilha da Magia', a capital do estado atrai diversos visitantes com muitos pontos turísticos e mais de 100 praias. A região, que fica na Ilha de Santa Catarina, foi colonizada por açorianos e possui heranças por toda cidade. Dentre seus principais pontos turísticos, se destacam as fortalezas que funcionavam como uma defesa para toda a ilha.

Pontos Turísticos de Florianópolis

  • Dunas de Florianópolis;
  • Lagoa da Conceição;
  • Praia da Joaquina;
  • Catedral Metropolitana construída em 1678;
  • Lagoa do Peri, dentre outros.

Canela (RS)

A cidade de Canela surgiu com a ajuda do coronel João Corrêa da Silva, que desbravou o local e fez com que a ferrovia chegasse à região. Foram sendo formadas pequenas vilas com imigrantes da Itália e Alemanha que precisavam da ferrovia para transportar pessoas e produtos até Porto Alegre e outras cidades. Seu nome surgiu por causa da árvore caneleira onde os antigos tropeiros descansavam durante as viagens.

Com a ligação férrea entre a cidade e Porto Alegre, Canela passou a ser mais visitada pelos turistas. São diversas atrações oferecidas que atraem a todos com músicas, gastronomias e eventos artísticos. No mês de dezembro, ocorre o aumento das visitas graças ao evento Sonho de Natal.

Existem as atrações ecológicas como o Parque do Caracol, que é um dos mais visitados do estado e o Parque da Ferradura. Canela possui bons restaurantes, vinícolas e uma cervejaria que dão mais charme a essa cidade serrana. Além disso, a cidade possui um teleférico de onde pode-se ver o Vale Lageana e a Cascata do Caracol e o turista pode utilizar vários locais para diversão e trilhas.

CIdade de GramadoGramado (RS)

Muito destacada pelo turismo, a cidade de Gramado, em seus primórdios, no final do século XIX, teria sido descoberta por tropeiros que paravam para repousar em uma pequena terra de gramado confortante e bonito. O objetivo deles era tocar o gado para os Campos de Cima da Serra. Outro fato que também pode ter nomeado a cidade é que ela tem acesso ao Vale dos Sinos à Serra, por causa da grande Serra. Em 1875, colonizadores europeus chegaram à cidade e, mais tarde, descendentes de imigrantes italianos e alemães. Mas, somente em 1954, foi oficializada a cidade de Gramado, por lei.

Gramado é rodeada por vários pinheiros e possui um estilo europeu que atrai diversos turistas e é uma das cidades mais visitadas do país. O chocolate feito pelos moradores, o clima frio e a paisagem são mais atrativos para os visitantes. A cidade ainda abriga o Festival de Cinema de Gramado e por isso é considerada a capital do cinema. Além disso, Gramado oferece diversos eventos e uma eficiente rede hoteleira para atender a demanda. Em dezembro, ocorre o festival natalino denominado Natal Luz que utiliza fogos, luzes e sons para emocionar moradores e turistas. Os principais pontos turísticos de Gramado são o Pórtico, que fica na entrada da cidade, o Vale do Quilombo e o Mini Mundo (reprodução em miniatura de uma cidade na Dinamarca).

Gramado é um ótimo lugar para se visitar, principalmente no mês de julho quando o frio deixa a cidade ainda mais charmosa.

Alguns pontos turísticos e históricos podem ser citados:

  • Pórtico - na entrada de via Nova Petrópolis, essa construção foi inaugurada em 1973. Composta por lindos jardins e adepta do estilo bávaro, tem o objetivo de dizer "seja bem-vindo", aos visitantes.
  • Igreja de São Pedro - Com uma arquitetura única, foi construída com pedra basáltica e vitrais com imagens sacras. Ela foi inaugurada em 1942.
  • Praça Major Nicoletti - Uma das construções antigas da cidade é essa praça. Inaugurada em 1936, foi nomeada pelo nome do 1º subintendente do local. Encontra-se na Avenida Borges de Medeiros, próxima à Igreja de São Pedro.
  • Parque Knorr - no parque Knorr, encontramos muitas atrações. Umas delas é a primeira casa em estilo bávaro, construída em 1940. É lá que mora o Papai-Noel de Gramado, numa casa decorada com enfeites natalinos. É do mirante dentro do parque que avistamos o Vale do Quilombo. Além disso, encontram-se também os jardins do Parque Knorr, a Árvore dos Desejos, a Fábrica dos Brinquedos e outros lugares fantásticos para se visitar. O parque se localiza no centro da cidade, na Rua Bela Vista.

Por ser uma cidade charmosa com clima europeu, ela recebe uma grande quantidade de turistas, principalmente no mês de julho, quando o frio embeleza ainda mais o local. Além do charme e do clima europeu possui os mais variados e confortaveis hotéis em Gramado.

Foz do Iguaçu (PR)

Foz do Iguaçu começou a ser habitada em 1881 e posteriormente começou a surgir uma colônia militar de fronteira. A cidade, que faz parte do estado do Paraná, faz fronteira com a Argentina e o Paraguai. Seu nome significa “água grande” e tem origem indígena. Ela é composta por várias nacionalidades e tem no turismo um dos principais pilares de sua economia.

Uma de suas principais atrações são as Cataratas do Iguaçu. É um dos principais pontos turísticos da região sul e recebe por ano milhares de turistas do Brasil e do mundo. Além disso, a cidade contém mais de 200 cachoeiras, o Parque Nacional do Iguaçu (Patrimônio Natural da Humanidade), Zoológico, Ecomuseu e o Marco das Três Fronteiras. Foz do Iguaçu ainda oferece visitas realizadas na Usina Hidrelétrica de Itaipu (uma das maiores do mundo).

Curitiba (PR)

Capital do estado, Curitiba foi fundada em 1693 quando se chamava Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Atualmente, é uma cidade que recebe vários executivos que participam de eventos na localidade ou que estão indo para outros estados brasileiros da região sul. Curitiba possui vários parques e ruas arborizadas que atraem pessoas em busca de uma vida mais saudável. Além disso, ela tem um centro histórico que atrai bastante visitantes.

Pontos Turísticos de Curitiba

  1. Parque Tingui;
  2. Parque Barigui;
  3. Teatro Ópera de Arame;
  4. Parque do Passaúna;
  5. Jardim Botânico;
  6. Museu Oscar Niemeyer.

Cidades Históricas do Sul

Lapa (PR)

Canhões Pantheon HeroesA cidade foi fundada no ano de 1731 e era chamada, inicialmente, de Capão Alto. Seu nome atual é característico das formações de areia na Gruta do Monge, que ficam nas proximidades de Lapa.

A cidade ainda conserva uma arquitetura que se destaca por caminhões desativados, igrejas e casas antigas. Há quadras no centro da cidade que possuem lampiões para iluminá-las. Essa cidade foi tombada pelo IPHAN (Instituto Histórico e Artístico Nacional).

As principais atrações históricas da cidade são:

  • Igreja Matriz de Santo Antônio - em seu interior, abriga imagens dos tempos coloniais e túmulos de personalidades da época;
  • Theatro São João - é considerado o centro cultural da cidade. Ele foi fundado em 1873, mas só foi inaugurado em 1876, com capacidade para 212 lugares.
  • Pantheon dos Heroes - construído em 1944, possui em suas proximidades dois canhões Krupp, que hoje fazem parte da ornamentação da cidade, entre outros lugares.